Relacionamentos

Adorar a Deus por meio do meu relacionamento? #1: Leitura

20217381_1493607960701485_1166116655_n   Namorei durante quatro anos. Foram quatro anos muito complicados, bons, conflituosos e com muitas experiências boas e ruins. Posso dizer que apenas uma parte desses quatro anos foram definitivamente usados para a Glória do Pai. E porque disso? Bom, primeiramente começamos a namorar muito jovens, em consequência, éramos muito imaturos (e olha que, perto das pessoas das nossas idades, éramos caracterizados como maduros). Segundamente, não sabíamos que o nosso namoro tinha por objetivo maior adorar ao Pai. Terceiramente, ainda não conhecíamos o verdadeiro evangelho. O terceiro item se dá ao fato de que tínhamos a ideia de que, apenas indo na igreja, tudo estava maravilhosamente bem.

     Então, um dia conversando com nosso pastor, ele nos questionou se líamos a Bíblia juntos. Aí surgiram muitas desculpas, como:

  1. Morávamos muito longe e só nos víamos nos fins de semana.
  2. Nosso tempo era corrido.
  3. Não entendíamos em como isso poderia ajudar nosso namoro.

      Teve um tempo, quando estávamos no primeiro/segundo ano de namoro que líamos a Bíblia juntos, porém, esse momento era caracterizado por discussões, mágoas e orgulho. Ou seja, estávamos lendo a Bíblia e no meio dessa leitura começávamos a discutir e depois voltávamos a ler, como se nada tivesse acontecido, guardando aqueles sentimentos ruins no coração. Isso nos edificava individualmente e como casal? De forma alguma. Apenas servia para associarmos a leitura das Escrituras Sagradas com algo ruim.

  Foi quando estávamos no nosso quarto ano de namoro que nosso pastor nos aconselhou. Ou seja, passamos quatro anos sem estarmos buscando aprender mais da Palavra do Pai juntos (fazíamos isso de outras formas, porém, a leitura é extremamente importante). Mas, como o nosso Deus é perfeito, Ele usou uma pessoa muito influente e sábia que nos aconselhou sobre como estávamos usando nosso namoro para a Glória do Pai. 

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.” Deuteronômio 6.5

   E, depois de algum tempo já fazendo essa leitura diária em casal, queremos compartilhar com vocês aprendizados de experiências que tivemos. Preste atenção, que agora vou listar algumas coisas que podem contribuir no seu relacionamento na hora da leitura diária de vocês.

  1. O momento de leitura deve ser um momento sem estresse, sem discussões e que ambos estejam focados em adorar ao Pai. Por isso, se vocês estão com algum problema, resolvam antes da leitura.
  2. Esse momento deve ser livre de distrações. Então, no momento que forem ler, avisem seus pais/parentes que não poderão ser interrompidos (sempre de forma educada e gentil), desliguem a internet e foquem na leitura.
  3. Vocês podem decidir se preferem ter um horário fixo para a leitura, ou então quando acharem melhor. Nós não temos um horário, mas temos momentos fixos. Lemos ou quando acordamos, antes de irmos trabalhar, ou antes de dormir.
  4. E quando vocês moram longe? Pois bem, aqui a situação é a mesma. Cada um mora em um lado da cidade. O que fazemos? Lemos por ligação. Claro que não é a mesma coisa, mas não podemos dar desculpar para não adorarmos ao Pai. Busquem alternativas. Quando estiverem juntos, usem esses momentos para lerem. Quando não estiverem, usem a ligação. Lembrem-se: tudo para a Glória do Pai.
  5. Quanto devemos ler? Nosso pastor aconselhou lermos, de começo, um capítulo por dia. Você deve estar pensando que é muito pouco. E é. Mas, segue meu raciocínio: 1) No início, é a maior animação ler a Bíblia. Fazemos de tudo para seguir o horário. Depois de um tempo, alguns imprevistos surgem, e começamos a desanimar. Ou brigamos antes de ler, ou estamos com problemas sérios. E, querendo ou não, acabamos não tendo o mesmo desejo de ler a Bíblia. Afinal, nossa carne não é inclinada para o bem, e sim para o mal (Romanos 7.17-20). 2) Nosso coração sempre vai desejar não ler, não buscar ao Pai. Ir contra ele deve ser uma das nossas lutas diárias. Por isso, quanto mais perto do Pai estivermos, mais fácil será. Mais buscaremos adorá-lo. 3) De início, comecem com um. Quando sentirem que estão bem e que conseguirão ler, todo dia, dois capítulos, façam isso. Quanto mais adorarem ao Pai juntos, melhor será. 4) Devemos sim, ler muito as Escrituras e buscar cada vez mais. Porém, se teremos o compromisso de ler, por exemplo, cinco capítulos por dia, teremos que ler os cinco. Por isso, reflitam sobre o quanto vocês podem no momento. Na adoração ao Pai deve importar sim a quantidade, mas a qualidade é mais importante ainda.
  6. O que ler? Pois bem, antes nós líamos capítulos separados, ou seja, não era uma sequência de capítulos de um Livro. Por exemplo: em um culto, o pastor citava tal capítulo/versículo, então normalmente esse era o nosso capítulo do dia ou de um dia da semana. Agora, estamos escolhemos um livro da Bíblia e vamos lendo um capítulo por dia. Essa organização vai depender de vocês, mas o legal é não escolhermos “na sorte”, e sim procurarmos direcionar esses capítulos, pois nossa leitura tem um foco, e não é algo de instantes. Mantenham uma organização na leitura de vocês.
  7. Ler a Bíblia juntos não significa que não devemos dedicar um bom tempo individualmente para o Pai. Uma coisa não anula a outra, o que acontece é que em todos os aspectos de nossa vida devemos buscar glorificar mais o Pai, e isso não acontece sem os estudos das Escrituras Sagradas.

      Depois que começamos a ler a Bíblia juntos, nossa intimidade como casal com o Pai aumentou. Agora, conseguimos nos ajudar mais ainda nas lutas diárias que passamos sendo cristãos, nos sentimos próximos como irmãos, e não apenas namorados. Lembre-se:

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6.33.

     Comentem aqui abaixo como vocês se sentiram após começarem a ler a Bíblia juntos e qual a sua opinião sobre o assunto.

C.B. – 23/07/2017

2 comentários em “Adorar a Deus por meio do meu relacionamento? #1: Leitura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s