Cristianismo na prática

Como estudar a Bíblia? Parte 1

20643678_1506839996044948_652762795_n

       Ao começar a estudar a Bíblia eu me fazia as seguintes perguntas: Como começar? Por onde começar? O que usar? Essas dúvidas me impediam de adorar ao Pai e eu sabia que disso. Comecei então a orar pedindo que Deus me abençoasse e me instruísse no caminho certo para poder aprender mais da sua palavra e passei a estudar sobre como estudar. Foi depois de muita oração e graça do Senhor que eu arrumei 8 passos para um bom estudo bíblico.

      Assim como esses passos me ajudaram a me aproximar mais do nosso Deus, espero que ajude vocês também. Você está no “Um Par de Bíblia” e esse é o Cristianismo na Prática.

1) Antes de tudo… ore.

     Comece orando. Converse com Deus sobre seus propósitos quanto ao estudo. Peça paciência e sabedoria para entender as verdades contidas nos textos.

     Orar é parte fundamental, ainda mais no começo do processo. Você tem que estar em contato com o Senhor, para que Ele te guie por meio da sua própria Palavra.

2) Elimine possíveis distrações.

     Deixe seu smartphone no vibraCall. Coloque seu status como “ocupado” ou “em reunião”. Afinal de contas, você está reunido com o Espirito Santo.

     E se pra você é um sacrifício largar o celular até para estudar a Bíblia, temos aí um problema e uma provável idolatria, reveja suas prioridades, acredito que Deus deve ser mais importante que um simples amontoado eletrônico, correto?

3) Material básico.

     Anote as informações em um caderno ou um bloco. É um eficiente meio de registrar, acompanhar e desenvolver o raciocínio acerca de algo.

     Usar uma vídeo aula não é uma má ideia. Existem excelentes sites que contém aulas muito boas para nosso crescimento nas Escrituras Sagradas, o site Internauta Cristão é um ótimo exemplo, foi lá que eu fiz um estudo completo do Evangelho de João.

     Nesse post damos dicas de canais do Youtube que contém sermões e vídeo aulas que cabem bem no quesito “estudo”.

4) O local de estudo.

      Não existe regras quanto a isso. Pode ser no parque, ponto de ônibus, praia, mas se for em um ambiente interno aí vão algumas dicas.

     O local deverá estar: Limpo, arejado, iluminado o suficiente e ter uma cadeira confortável. 

     A cadeira é muito importante, pois não é nada confortável ficar 45 min ou mais (quanto mais estudando a Palavra do Senhor melhor, não é mesmo?) em uma postura ruim ou sentado numa cadeira ruim.

5) Começando o estudo.

    Verifique quem escreveu a carta ou livro e quem são os seus destinatários, isso ajudará a você entender mais sobre a situação e contexto em que o livro/carta foi escrito. O contexto é muito importante, pois é ele que da os porquês dos acontecimentos dos livro bíblicos. Nunca estude um texto isolado, sempre verifique o contexto.

6) Faça perguntas ao texto.

     As perguntas que você deve fazer são: Quem? Como? Quando? Onde? Por que? O que?

     Se houver possibilidade de fazer mais perguntas, faça. Não se detenha apenas a essas.

     Exemplo: “Então, lhe ofereceu Levi um grande banquete em sua casa; e numerosos publicanos e outros estavam com eles à mesa. Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus perguntando: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores?” (Lucas 5:29-30)

Quem estava na história?: Jesus, levi, Escribas, Fariseus, Discípulos, Publicanos, Pecadores.

Onde aconteceu?: Casa de Levi, num banquete.

Por que foi dado o jantar?: Porque Levi havia sido chamado por Jesus para segui-lo.

O que Jesus queria mostrar ao comer com pecadores?: Que Ele não veio “chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento.” (Lucas 5:32)

7) Materiais extras.

     Sempre é bom ter onde buscar informação, não se detenha apenas ao que você está lendo. Materiais como: Dicionário bíblico, Dicionário de português, Comentário bíblico, Manual bíblico, Teologia sistemática, Mapa bíblico e uma Bíblia de estudo virão bem a calhar e irão agregar muito mais ao seu aprendizado, e pode ter certeza que Deus irá se agradar também.

8) Finalizando o estudo.

     Após os estudos medite e reflita nas coisas que aprendeu, reveja suas anotações, reforce as aplicações e, talvez o mais importante, se alegre todas as vezes que ouvir Deus falar por meio da sua Palavra. E para finalizar: ore. Agradeça ao Senhor pela oportunidade que Ele te concedeu, seja grato a Ele por tudo.

J.G. – 04/08/2017

Um comentário em “Como estudar a Bíblia? Parte 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s